Mulheres, lutas, conquistas e representação política.

Na qualidade de mulher e Presidente do PROS-Mulher do Maranhão quero aproveitar e me juntar a todas as mulheres brasileiras na luta contra a desigualdade, no avanço das conquistas e na representação política.
As desigualdades sempre fizeram parte do cotidiano brasileiro, especialmente contra as mulheres. Nós mulheres não tínhamos acesso à escola e ao mercado de trabalho formal, sofríamos com a mortalidade infantil e materna e não possuíamos uma série de direitos civis e políticos. Essa situação começou a mudar com o processo de industrialização e urbanização, época que as mulheres brasileiras conquistaram avanços sociais na educação, saúde, mercado de trabalho extra doméstico, etc. Por outro lado, na política e nos espaços de poder muito ainda falta a ser feito para se chegar a uma situação mais igualitária. E é nesse contexto que conclamo as mulheres maranhenses para participar desse processo de mudança na política, nas lutas, conquistas e, principalmente no combate à violência contra as mulheres.
Com relação à violência, é cada vez mais assustador o número de mulheres que se tornam vítimas de seus companheiros, companheiras. São 12 mil assassinatos desse tipo, todos os anos e, a maioria resulta impune.
Outra preocupação das mulheres brasileiras, especialmente as negras, é a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. Precisamos de representantes no poder para propor políticas públicas voltadas às mulheres a fim de reverter esse quadro.
Diversos estudos feitos por organismos e universidades revelam o impacto gerado pelas políticas públicas na vida das brasileiras, onde podemos destacar o Plano Nacional de Política para as Mulheres, a Lei Maria da Penha; o disque 180 - serviço gratuito de denúncia, e o Programa Mulher sem Violência, que reúne serviços protetivos e resultam na Casa da Mulher.
O orçamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres para 2014 é da ordem de 170 milhões de reais, fora emendas parlamentares. Atendendo minha solicitação, o deputado Zé Vieira destinou recursos orçamentários para implementação de Centros Especializados de Atendimento às Mulheres em municípios do Maranhão, que têm como finalidade a execução de espaços voltados ao atendimento às mulheres entre outros projetos.
É focando nessa demanda que pretendo representar as mulheres maranhenses, mulheres guerreiras. Junte-se a nós.

Patrícia Vieira
PROS Mulher - Ma

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem