Dodó Alves: O método materialismo histórico dialético - A sociologia jurídica na visão do autor Karl Marx...

Karl Marx colabora com a sociologia intensificando seus conhecimentos sobre o trabalho e sobre a produção no modo capitalista. Desenvolveu em seus estudos o método materialismo histórico dialético.
O método Materialismo ficou conhecido porque parte do pressuposto de que a sociedade depende da produção, neste sentido o autor relata que não existe sociedade sem consumo e este resulta da produção.
O método Histórico o autor entendia ser a produção um fator em constante desenvolvimento, neste caminho o autor implanta o modo de produção capitalista como o objeto de estudo, contudo, sabia Karl Marx que tal modo decorria da transformação da produção no decorrer da historia, desta forma relata que “outros existiram antes dele outros existiriam [...]”.
Inicialmente sobre a dialética à luta de classes, não minimiza a sociedade em duas classes sociais, o proletariado e burguesia, como as duas partes formadora da sociedade, mas não as únicas partes formadoras.
O autor ao estudar o método do trabalho no modo capitalista, enxergava o trabalho como fator de humanização do trabalhador pelo o efeito retribuído. Neste sentido Marx seleciona as diversas fases do desenvolvimento de certo produto a um só trabalhador, visualizando a separação entre a formação do produto e a execução da produção em escala.
Quanto ao capital, karl Marx relata que o capital por si só não gerava lucro, era necessariamente a aplicação da força de trabalho sobre esse capital, para gerar riqueza, sendo este o objeto de produção de riqueza. Nesta avaliação surge o conceito de “mais-valia”, no qual analisa o resultado positivo da produção, ou seja, o ganho que decorrem do excesso de horas trabalhado. Neste sentido o conceito “mais-valia” fica conhecido como o excesso de horas trabalhado sem remuneração maximizando o lucro capitalista.
Desenvolvem em seus estudos os conceitos de estrutura e superestrutura social. Sendo o primeiro como base material de sustentação da sociedade onde diz que a produção material é elemento vinculado de sobrevivência e ao mesmo tempo em que a dialética levanta sobre estas questões da produção. Enquanto a superestrutura são os valores que formam a sociedade as ideias, a moral, as instituições e outros mais. Na superestrutura a sociedade encontra os vínculos que precisam para a manutenção da convivência em grupos e relações com os desiguais e a submissão as normas do Estado.

Que Deus nos abençoe!

Por Claudson Alves Oliveira
(Dodó Alves)
oliveiraclaudson2009@hotmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem