Caisan discute pacto para a promoção da alimentação adequada no Maranhão


Secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes e secretária executiva da Caisan-Ma, Lourvídia Caldas durante reunião do Caisan-MA. (Fotos:Honório Moreira)
A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar do Maranhão (Caisan-MA), presidida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta quinta-feira (28) uma reunião com o propósito de debater a elaboração de um pacto para a promoção da alimentação adequada e saudável, em consonância com as políticas de segurança alimentar e nutricional definidas pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para todos os estados.

Esse plano de ações impactantes vai congregar eixos como educação para o consumo saudável, com o objetivo primordial de aumentar o nível do conhecimento do consumidor sobre a importância de alimentos saudáveis; ambiente escolar propício para escolhas alimentares saudáveis; formação e qualificação de profissionais que atuam na área de segurança alimentar; ações nas redes de saúde, na educação e na assistência social; e mais acesso a alimentos saudáveis. A união dessas ações vai consolidar a política de segurança alimentar enquanto promotora da alimentação adequada e saudável no Maranhão.
Para efetivação desse plano de ações e de todos os desdobramentos das ações prioritárias da Caisan-MA, foram montados grupos de trabalho formados por Secretarias de Estado que trabalham com finalidades semelhantes, de forma a fortalecer a intersetorialidade característica da política da Segurança Alimentar. As reuniões da Caisan-MA são mensais e funcionam como ferramenta do Governo do Estado para elaborar e desenvolver ações voltadas à garantia do direito ao acesso aos alimentos saudáveis e à alimentação adequada.
Durante a reunião, secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes e secretária executiva da Caisan-Ma, Lourvídia Caldas, destacou a importância da participação ativa das secretarias-membros da Câmara. “Tendo em vista a responsabilidade que temos em dar o direcionamento e a execução adequada das ações que visam melhorar a qualidade alimentar e nutricional no Maranhão, precisamos da total integração dos órgãos e entidades que compõem a Caisan-MA, no que diz respeito ao cumprimento da operacionalização da política de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado, um dos compromissos do governo Flávio Dino”, frisou Lourvídia.
Também estiveram presentes à reunião, como membros da Caisan-MA, o Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, e representantes das secretarias de estado da Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Participação Popular, Meio Ambiente e Recursos Naturais, do Planejamento e Orçamento, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MA).

Por Karlliane Collins
Assessora Sedes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem