Entrevista com novo Secretário de Saúde do município de Bacabal, Kelcimar Silva


Na noite de abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Bacabal o secretário da pasta reservou um tempo exclusivo ao Jornal O Mearim e concedeu a entrevista que segue. Apenas há 17 dias no cargo, Kelcimar Virgino Silva, foi categórico e muito motivador quanto aos serviços de sua alçada.

Jornal O Mearim: Secretário quais as suas expectativas quanto ao evento que acontece hoje aqui?
Sec. Kelcimar: As expectativas são as melhores possíveis. Nós fizemos um chamamento muito bom para a comunidade. Então a gente espera que toda a comunidade participe deste que é momento ímpar.

Jornal O Mearim: Como é está a frente da pasta da Saúde de Bacabal?
Sec. Kelcimar: A gente tem sempre tentado abrilhantar, não os eventos, mas, sim a saúde de Bacabal, alavancá-la cada vez mais. Melhorar o que já tem sido feito. A nossa expectativa aqui é de melhorar o que tem, não é inventar nada, é só simplesmente fazer melhorar o que tem.
Jornal O Mearim: Nesse momento tem uma estratégia específica da sua parte para a gestão da pasta?
Sec. Kelcimar: Temos. Temos sempre nova metodologia de trabalho. A gente está melhorando a questão da atenção básica. A melhoria da atenção básica é melhoria do acesso ao paciente, ao cliente do SUS, às unidades básicas de saúde para que possamos cada vez mais melhorar esse atendimento, essa qualidade de vida pra todos.
Jornal O Mearim: Quanto ao Hospital Laura Vasconcelos há previsão de finalização e entrega a população, de fato?
Sec. Kelcimar: Em relação ao Laura Vasconcelos, é uma obra estadual e que foi parada por motivo de pagamento em relação à construtora, mas o secretário estadual de saúde já assinou a ordem de pagamento e o mais breve possível a construção do Hospital será retomada.

Jornal O Mearim: No que se refere à alimentação de sistema e em tempo real, Bacabal recentemente recebeu um prêmio a nível nacional, o que você tem a colocar sobre?
Sec. Kelcimar: Em relação a Bacabal tá em relevância de alguns programas, como por exemplo o Telessaúde, que é reconhecido nacionalmente como referência para o norte- nordeste. Isso é uma grandeza pra Bacabal, aonde os profissionais de ponta que nós temos com responsabilidade de fazer um trabalho de qualidade para informação melhor à população.

Jornal O Mearim: Recentemente a imprensa local expôs que havia salários atrasados dos servidores da saúde aqui do município. Isso confere? O que houve, de fato?
Sec. Kelcimar: Na realidade nós sabemos que, quando se muda secretários, o secretário anterior bloqueia suas senhas, todo o seu acesso financeiro aos bancos.O Banco do Brasil mudou sua metodologia de fazer essas novas senhas. Ele pede vários documentos. Isso foi o que informou o Banco do Brasil. Assumimos a 17 dias. No primeiro dia fomos levar os documentos para mudança de senhas e até agora o Banco do Brasil pediu mais 6 dias e pediu mais documentos. Agora são questões formais que nós temos que respeitar e sinto muito que alguns salários estão atrasados realmente, principalmente cargo de confiança. Mas os demais da atenção básica em si já estão quase todos em dia.

Jornal O Mearim: No evento aqui, especificamente, o que se espera como resultado de (informação) para os profissionais e outros resultados?
Sec. Kelcimar: O que se espera daqui é que a população venha, participe, dê suas propostas e realmente esse momento é um momento de cobrança e fazer avaliação de como está a saúde de Bacabal para que possamos cada vez mais melhorar.

Jornal O Mearim: A administração pública é, senão, a mais contemporânea do ponto de vista, quando participativa. Na saúde você também vê mediante essa ótica?
Sec. Kelcimar: É... a gente sente muita dificuldade em participação. A gente vê muitas críticas de profissionais, de colegas ou mesmo de pessoas da sociedade que realmente criticam, mas elas não vêm aqui no momento de discutir com as comunidades em geral, com as entidades de classe esses problemas, ficam fazendo críticas paralelas. Aqui que é o momento de discutir realmente a melhoria na saúde de Bacabal.

Jornal O Mearim: Você gostaria de deixar alguma mensagem à população de Bacabal no que se refere à saúde pública que está sob seu comando neste instante?
Sec. Kelcimar: O que eu quero deixar pra população de Bacabal, primeiramente, é que Deus nos ilumine nessa nova jornada e porque nós temos uma equipe que realmente tem condições de melhorar essa saúde. Estamos tendo apoio total do poder municipal, do prefeito José Alberto. Ele está dando condições para nós trabalharmos. Diante disso a nossa expectativa é de melhorar realmente a situação da saúde de Bacabal.

Jornal O Mearim
Por Dayane de Jesus

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem