Francisco Lima Júnior: Esqueçam o Gabeira. Cunha não é Severino.

Eduardo Cunha
Dia desses alguém me disse que só faltava o Fernando Gabeira aparecer para anunciar ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que ele perderia o comando da Casa. Nada disso. Os tempos são outros e Eduardo, nem de longe é Severino Cavalcanti. Ele sabe e bem conhece o labirinto em que se meteu. Insistiu e nele entrou e dele deve pelo menos ter noções básicas de como sair. Além de todos os detalhes que envolvem o PMDB nessas “jogadas”.
Severino Cavalcanti, ao contrário – e isso eu vi bem de perto -, não tinha a menor ideia do que se passava à sua volta: agiotagem, chantagem, um empresário falido tentando salvar-se de pouca coisa por um valor ínfimo, da à estatura do cargo que ele ocupava (presidente da Câmara), além do notório histórico de traições (profissional, matrimonial, entre outras). Ou seja, estava verdadeiramente “vendido na história.”.
Já Eduardo, sabia exatamente onde mirava, onde deveria pisar e o que desejar. Tinha um foco para si e para os seus liderados. Aliás, outra diferença fundamental entre ambos: Cunha tem o maior patrimônio de um líder: “tropa”. Já Severino, apenas um bom punhado de chalaças e bajuladores na expectativa das “migalhas da Corte” a serem lançadas pelas janelas da Casagrande para senzala. Verdade que algumas bem interessantes, em forma de vaga no TCU, de cargos importantes na Petrobras, e até um ministério com rico orçamento.
Então, por mais que alguns desejem ouvir a voz rouca de Fernando Gabeira anunciando no Plenário da Casa “O senhor enche esta Casa de vergonha. Nós vamos lhe tirar daqui de cima( como disse a Severino, não entendeu a mensagem no tempo e no espaço adequados.
Além disso, como se diz no popular “o pau que dá em Chico, dá em Francisco também” Eduardo já percebeu que não é apenas o lombo dele a levar bordoadas das artimanhas do Planalto. Como quem bate em Chico, faz o mesmo com Francisco, Eduardo Cunha tem a convicção de que ele levara ao chão boa parte da cúpula do PMDB também será atingida caso ele continue apanhando de setores da imprensa de parte dos políticos e daqueles que se consideram alto suficientes no primeiro escalão do palácio do Planalto. Anotem: Ele pode até balançar a ponto de ameaçar cair, mas jamais cairá sozinho aqui repito, isso está mais para ACM versus Jader Barbalho, do que para os que insistem Severino X Gabeira X Eduardo Cunha.

Por Francisco Lima Júnior
*Francisco Lima Jr.(48), Jornalista, Cientista Político pela UnB, Professor de Jornalismo nas Faculdades Icesp/DF, titular do www.blogdoprofessorchico.com.br, blogueiro colaborador na Agência Política Real, Colaborador no Programa Diário Brasil, na TV Gênesis e Presidente da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP). fpaulalj@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem