Prefeitura de Bacabal abre seletivo para Agente de Saúde

A Prefeitura de Bacabal publicou o edital 01/2015 do seletivo que oferece 48 vagas imediatas e 115 para cadastro de reserva para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) nas zonas urbana e rural. A instituição responsável pelo certame é o Instituto Qualis Consultoria e Eventos.
As inscrições podem ser feitas no período de 03 a 18 de novembro de 2015, somente de forma presencial, na Secretaria Municipal de Saúde, situado na Rua Filomeno Parga, s/n°, Bairro Esperança, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. A taxa de inscrição é de R$ 50.

Lista de documentos exigidos para inscrição:
• 02 (duas) fotos 3x4 iguais e recentes; • Fotocópia e original da Carteira de Identidade;
• Fotocópia e original do CPF;
• Fotocópia e original de Comprovante de Residência (conta de água, de telefone, de luz ou outros que comprovem o local de residência);
• Fotocópia e original de Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental;
• e comprovante de pagamento da taxa de inscrição (veja mais abaixo como pagar).
A seleção será por meio de Prova objetiva e Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada. A prova está prevista para ser realizada dia 13 de dezembro de 2015 contendo 20 questões de conhecimentos Específicos, 10 de Português e 10 de Matemática. O conteúdo programático a ser estudado consta mais abaixo no final da matéria ou no Anexo II, página 16 do edital. O seletivo tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

COMO PAGAR A TAXA DE INSCRIÇÃO
A taxa de inscrição deve ser paga através de depósito bancário identificado na conta em nome do Processo Seletivo Público para Agentes Comunitários de Bacabal, Agência n° 0528-2, Conta Corrente nº 27326-0, Banco do Brasil. Não será permitido o pagamento da taxa de inscrição por meio de depósito em ENVELOPE BANCÁRIO.

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR BAIRRO, POVOADO, VALOR DE SALÁRIOS E CRITÉRIOS EXIGIDOS
O único cargo oferecido neste certame é de Agente Comunitário de Saúde (ACS). Pode concorrer quem tem idade a partir de 18 anos, escolaridade de nível fundamental completo e residir na área geográfica de abrangência para a qual concorrerá à vaga, até a data da publicação do edital deste Processo Seletivo. Os classificados serão contratados por tempo indeterminado (vitalício), conforme determina a legislação federal referente ao cargo de ACS.
O salário base do ACS é de R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais), podendo ser acrescido de gratificações, para jornada de 08 horas por dia, de segunda a sexta. Estão sendo oferecidas o total de 48 vagas imediatas e mais 144 vagas para formação de cadastro de reserva, distribuídas para as zonas urbana e rural, conforme quadros abaixo.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - O QUE ESTUDAR PARA A PROVA OBJETIVA
Português: Compreensão e Interpretação de textos verbais e não verbais. Artigo; Substantivos: comuns, próprios, primitivo, derivado e coletivo, gênero, numero e grau; Adjetivo, Pronome, Verbo, Numeral, Preposição; Sujeito e Predicado; Sinônimos e Antônimos; Encontro vocálico e consonantal: Ortografia: S/Z, X/CH, G/J; Sílaba. Separação Silábica. Concordância verbal e nominal.
Matemática: Números inteiros: operações e propriedades. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Números e Grandezas Proporcionais: razões e proporções. Porcentagem e juros simples. Sistemas de medidas decimais e não-decimais. Regra de três simples. Equação de 1º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problemas.
Conhecimentos específicos: Noções Básicas do SUS. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS. Lei Orgânica da Saúde. Promoção, prevenção e proteção à saúde. Estratégia de Saúde da Família na Atenção Básica. Vigilância em Saúde: Conceito e Estratégia. Atribuições/Atividades do Agente Comunitário de Saúde (Portaria nº 44/GM, de 03/01/2002; e Lei n° 11.350, de 05/10/2006). Endemias e Epidemias. Endemias: dengue, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose. Noções de Saneamento Básico. Saúde da Criança, do Adolescente, do Adulto, do Idoso, da Mulher e do Homem. DST/AIDS. Noções de Saúde Bucal. Imunização. Noções de Saúde Mental. Noções de ética e cidadania. Noções sobre Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão e Diabetes Mellitus. Conceito de territorialização, micro área e área de abrangência. Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador e equidade.

Por Raimundo Castro
Do Portal Castro Digital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem