Terço dos Homens, da Igreja de São Francisco, se engaja na Campanha Novembro Azul


A prefeitura de Bacabal, através da secretaria de saúde do município, mobilizou toda equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), marcando a Campanha Novembro Azul, em uma ação para conscientizar os homens sobre os perigos do câncer de próstata. Atendimentos foram disponibilizados para quem esteve no local, como teste de glicemia e aferição da pressão arterial, além da marcação de consultas.
A ação aconteceu durante o terço dos homens, na própria Igreja de São Francisco das Chagas, na noite da última segunda feira, 23. O propósito foi manifestar no homem o importante interesse de se cuidar e ter uma vida saudável, alertando sobre uma doença silenciosa e que pode até lhe custar a vida.


Para Denival Gildo, coordenador do Terço dos Homens da Paróquia de São Francisco, a ação se desenvolveu dentro do esperado e atendeu a todos os objetivos aos quais se propôs.
A equipe de profissionais de saúde que esclareceu dúvidas e ainda chamou à atenção para o alto índice de amputações do órgão genital masculino, que é bastante preocupante no Maranhão, dando dicas de como o cuidado é necessário, chamando, ainda, à atenção sobre a limpeza diária que diminui muito o risco da doença.
Os homens puderam contar, ainda, com a apresentação de ilustrações bem impactantes, que os fizeram refletir bastante sobre a falta da visita ao médico.


Bianca Costa , diretora da UBS da Cohab I, se disse satisfeita com a realização da ação e voltou a conclamar a população masculina de Bacabal a participar efetivamente da mesma.

Já o secretário Kelcimar Virgino, que também exortou a participação da população masculina, disse que a secretaria de saúde vem cumprindo o seu papel realizando ações como essas.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e pode levar à morte. No Maranhão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o fim do ano, 900 novos casos da doença devem ser diagnosticados. 140 destes somente na capital, São Luís. O problema maior, segundo os especialistas, está no preconceito dos homens. Com medo do tradicional exame de toque retal muitos homens optam pelo exame de sangue, que ajuda no diagnóstico do câncer de próstata. O PSA, que também estava disponível na ação, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar a doença.

Ascom prefeitura Bacabal
Com redação de Nayra Kabrusky

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem