Incentivos do Governo do Estado ampliam produção do Polo Gesseiro de Grajaú

Polo Gesseiro de Grajaú é o segundo maior produtor de gipsita do país. Foto: Divulgação
Polo Gesseiro de Grajaú é o segundo maior produtor de gipsita do país. Foto: Divulgação
Com atuação permanente de equipes técnicas das Secretarias de Estado de Minas e Energia (Seme), Indústria e Comércio (Seinc) e Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o Governo do Maranhão está garantindo apoio a ampliação das atividades do Polo Gesseiro de Grajaú, segundo maior produtor de gipsita do país. Para garantir a ampliação, o Estado atua em diversos setores. Na infraestrutura, o Distrito Industrial da cidade recebeu serviços de recuperação de vias, meio-fio, sinalização, capinas e melhoria das instalações, realizadas pela Seinc.
Segundo a secretária de Minas e Energia, Crisálida Rodrigues, o papel da Seme é fazer a gestão junto aos órgãos competentes, identificando os problemas e, a partir disto, buscar soluções para o desenvolvimento do Polo Gesseiro. “Um exemplo é quando reforçamos junto à Sema a necessidade de habilitar os municípios para que suas Secretarias Municipais de Meio Ambiente tenham autonomia para a expedição de licença ambiental para extração em áreas com até 50 hectares, conforme já ocorre em outros estados brasileiros”, explicou.
Já o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) atua para ampliar os serviços de internet e telefonia na região. O Distrito Industrial de Grajaú possui rede de abastecimento de água, energia elétrica e pavimentação asfáltica, possibilitando o funcionamento de quatro mineradoras, quatro calcinadoras e 52 fábricas de pré-moldados. “Temos trabalhado para fomentar a inclusão de mais indústrias dentro do Distrito Industrial. Em diálogo permanente com a prefeitura e produtores, conscientizamos as empresas para a importância de se manterem legalizadas com estruturação de um processo produtivo que esteja de acordo com a legislação”, informou o coordenador de Parques e Distritos Industriais da Seinc, Celton dos Anjos.
Polo Gesseiro de Grajaú é o segundo maior produtor de gipsita do país. Foto: Divulgação
Polo Gesseiro de Grajaú é o segundo maior produtor de gipsita do país. Foto: Divulgação
As ações do Governo colaboram para o incremento da produção. Entre 2015 e 2016, a produção de gipsita bruta subiu de 583 mil toneladas para 700 mil toneladas, gerando 6,8 mil empregos entre diretos e indiretos. “O governador Flávio Dino tem um olhar especial para o Polo Gesseiro de Grajaú e determinou que as Secretarias de Estado somem esforços para garantir o desenvolvimento desse importante arranjo produtivo local”, explicou a gestora de mineração da Seme, Joseny Fonseca de Lucena.
Mais empregos e incentivos fiscais
Para potencializar a geração de empregos na região, o governador Flávio Dino determinou que as indústrias do Polo Gesseiro sejam incluídas no ‘Mais Empregos’, programa de incentivo fiscal que dá crédito de R$ 500 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a cada novo emprego gerado pelas empresas que aderirem ao programa.
“O potencial do Polo Gesseiro de Grajaú é enorme. Hoje o estado é o segundo maior produtor, perdendo somente para a produção do Oeste pernambucano, em Araripe. Nós temos trabalhado para potencializar essa capacidade produtiva para garantir que a região seja a maior produtora de gesso do país”, contou Joseny de Lucena.
Autorização de processos
Polo Gesseiro de Grajaú é o segundo maior produtor de gipsita do país. Foto: Divulgação
Polo Gesseiro de Grajaú é o segundo maior produtor de gipsita do país. Foto: Divulgação
Além de atuar como regulador e mediador da geração de riquezas e comércio da região, o Governo do Maranhão soma forças para garantir que os produtores ampliem a produção. A Secretaria de Estado de Minas e Energia tem atuado junto ao Ministério de Minas e Energia para a aprovação dos pedidos de processos de lavra, que consiste no aproveitamento industrial das jazidas, junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral.
“Agilizar o procedimento junto aos processos de lavra é fundamental para que possamos garantir o aumento da produção e, nesse sentido, a atual gestão tem dado todo apoio. A equipe técnica tem nos visitado e intermediado providências junto ao Governo Federal”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias de Extração, Produção e Beneficiamento de Gipsita e Calcário do Estado do Maranhão (Sindugesso-MA), Carlos Araújo.
Polo Gesseiro de Grajaú em números
– Produção média anual: 583 mil toneladas, sendo 235 mil toneladas para construção civil (68,34%), 200 mil toneladas para agricultura (17,44%), 120 mil toneladas para fábricas de cimento (9,32%) e 28 mil toneladas (04,09%) para outros setores.
– Empregos diretos gerados: 1.800.
– Empregos indiretos: 5.000.
– Faturamento anual: R$ 51,5 milhões.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem