Depoimento de Yunes sobre Padilha preocupa Temer


marceloribeirosilva

Temer se preocupa com futuro da agenda reformista no Congresso, após depoimento de Yunes contra Padilha, um de seus principais aliados no governo: Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, conversa com presidente Michel Temer© image/jpeg Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, conversa com presidente Michel Temer
Brasília – Os agitos da última semana na Esplanada dos Ministérios podem dificultar os planos do presidente Michel Temer (PMDB) de emplacar com placar expressivo a agenda reformista na Câmara dos Deputados e do Senado. Segundo auxiliares do Palácio do Planalto, as acusações de José Yunes, ex-assessor da Presidência da República, contra o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDM-RS), preocupam Temer.
Interlocutores do presidente afirmam que o depoimento de Yunes ao Ministério Publico Federal foi classificado como uma “traição inesperada” pelo núcleo duro do governo Temer. Para eles, o ex-assessor de Temer agiu para não ser atingido pela delação premiada do ex-vice-presidente da Odebrecht Cláudio Melo Filho.
Segundo o executivo da empreiteira, Yunes teria recebido em seu escritório uma parte de um repasse de R$ 10 milhões da Odebrecht ao PMDB durante as eleições de 2014. Yunes, por sua vez, disse ao MPF que atendeu a um pedido de Padilha.
“Foi uma traição, que acabou por colocar em dúvida a postura de Temer e de seus principais aliados. Isso não destruirá os planos do presidente, mas atribuirá dificuldades ao governo para aprovar a agenda reformista com margem”, afirmou um interlocutor do peemedebista a EXAME.com.
O noticiário da Esplanada dos Ministérios na última semana foi classificado como agenda negativa pelo núcleo do governo. Não bastasse o depoimento de Yunes sobre Padilha, a saída repentina de José Serra (PSDB-SP) do Ministérios das Relações Exteriores também pode azedar os planos de Temer para o primeiro semestre. Até julho, o presidente quer aprovar as reformas da Previdência e trabalhista no Congresso.
Ainda que tenha deixado o cargo por motivos de saúde, Serra também estaria irritado com a pouca visibilidade no governo e estaria preocupado com o conteúdo das delações de executivos da Odebrecht, de acordo com interlocutores do tucano.
Um novo escândalo envolvendo outro ministro de Temer poderia colocar em risco o futuro do governo peemedebista. Diante dessa possibilidade, “Serra se antecipou ao vazamento dos depoimentos e deixou a pasta”.
A escolha do novo ministro da Justiça e Segurança PúblicaOsmar Serraglio (PMDB-PR) deve ter efeitos ambíguos para a gestão peemedebista. A iniciativa de acabar com a indefinição sobre o titular da pasta foi positiva, porém, a escolha de um nome mais político do que técnico reforça a declaração de Padilha sobre as nomeações do governo.
Recentemente, Padilha afirmou que a escolha de Ricardo Barros (PP-PR) para o Ministério da Saúde foi determinada pela necessidade de garantir apoio político. A declaração não foi bem recebida nos corredores do Planalto.
Após o Carnaval, há a expectativa pela divulgação do conteúdo das delações de executivos da Odebrecht. Após dias negativos na Esplanada, o presidente trabalhará para minimizar os efeitos dos depoimentos sobre seu futuro e sua governabilidade, afirmam auxiliares palacianos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem