Lourival Souza: Divirta-se e aproveite o carnaval. Mas lembre-se... se beber, não dirija


Blitze em maior intensidade, campanhas de alerta, punições mais severas. Ainda assim, muitos condutores se arriscam a dirigir após terem ingerido bebida alcoólica. E no Carnaval, por conta da animação e do calor, tomar bebida alcoólica parece ser inevitável para algumas pessoas. Você até pode beber. Mas se beber, não dirija, porque, além de ser crime, estará colocando sua vida e a de tantas outras pessoas em risco.



Quem bebe nunca deve conduzir um veículo, já que a combinação álcool/direção está entre os 5 principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito do Brasil. Se for dirigir, não beba em hipótese alguma, porque não existe nível seguro de ingestão de bebida alcoólica quando se vai pegar no volante.

Não existem também, segundo o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, alternativas que minimizem os efeitos do álcool no organismo. De acordo com a entidade, comer, tomar café ou banho, apontados por muitas pessoas como saídas para aliviar esses efeitos, não passam de simples mitos.


Assim como para os motoristas, ingerir doses excessivas de bebidas alcoólicas traz riscos também para os pedestres, uma vez que perdem reflexos, noção de tempo e de distância, podendo ser vítimas de atropelamento (ou até mesmo causa de acidentes). Portanto, se for beber, prefira voltar para casa de transporte coletivo, taxi ou de carona com quem não bebeu.


A programação, muitas vezes extensa, das festividades de Carnaval pode produzir também sono e cansaço aos que não abrem mão de aproveitar a festa até o final. Se for esse seu caso, procure descansar antes de sentar-se ao volante. Ainda que seu trajeto de volta seja curto. A combinação sono/cansaço/direção, assinala o OBSERVATÓRIO é causa de 50% dos acidentes nas rodovias.


Saiba que o ato de dirigir exige o perfeito desempenho de três funções: a cognitiva (atenção, concentração, raciocínio e agilidade mental); motora (aquela que permite ao condutor reações imediatas) e sensório perceptiva (que abrange o tato, a visão e a audição). Portanto, se tiver bebido, com sono ou cansado, certamente alguma delas pode estar comprometida e sua vida e a das pessoas com as quais compartilha o trânsito, estar em risco.
Fonte: www.onsv.org.br

CARNAVAL DE 2016 – VEJA QUANTOS MORRERAM E SE FERIRAM NAS ESTRADAS FEDERAIS NO MARANHÃO
BR
ACIDENTES
FERIDOS LEVES
FERIDOS GRAVES
MORTOS
ACIDENTES GRAVES
10
5
4
3
2
3
135
7
7
5
2
3
222
6
5
2
0
2
230
3
2
1
0
1
316
10
7
1
3
4
TOTAL
31
25
12
7
13
Fonte: SPRF-MA

APELO: a Campanha SOS VIDA suplica aos condutores de veículos para que sejam obedientes às leis do trânsito e contribuam para que no Carnaval de 2017 não tenhamos estatísticas tão tristes como estas de 2016.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DO SESI

Aconteceu dia 18.02.2017 na escola Ana Adelaide do SESI no bairro Alemanha, em São Luis, a formação dos formadores do SESI quanto a EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO com base no CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO elaborado pela SEDUC-Secretaria de Estado da Educação e a SOS VIDA. A formação começou com uma palestra sobre o trânsito, proferida pelo Coordenador-geral da SOS VIDA, Lourival Cunha.Depois as aulas foram ministradas pelos técnicos da SEDUC- Secretaria de Estado da Educação, Luís Câmara e Conceição Moura.


A educação para o trânsito será ministrada nas salas de aula de forma transversal, ou seja, será abordada em todas as disciplinas no contexto de cada uma delas. O SESI estabeleceu parceria com a SOS VIDA e a SEDUC, e comprometeu-se com a inserção deste tema EDUCAÇÃO PAA O TRÂNSITO em todas as suas escolas do Maranhão, começando pela unidade Ana Adelaide de São Luis.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO
(LEI Nº 9.503/97) Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.


Por Lourival Souza

Facebook: Campanha SOS VIDA
Instagram: @campanhasosvida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com

Fones:
(98)98114-3707(TIM-Whatsapp)
98891-1931(OI)
99202-1431(VIVO)
98423-0606(CLARO)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem