Ribamar Corrêa: Candidato irreversível ao Senado, José Reinaldo avisa que fica no PSB e vai comandar o partido no Maranhão


zereinaldo 1
José Reinaldo vai comandar o PSB no Maranhão
O deputado federal José Reinaldo Tavares bateu martelo: vai permanecer no PSB e disputar uma das vagas no Senado pelo partido. E com um dado a mais: vai comandar o partido no Maranhão. Com a decisão, o braço maranhense do partido recriado pelo legendário líder pernambucano Miguel Arraes e consolidado pelo seu neto Eduardo Campos ganha finalmente um norte depois de arrastar-se por anos, fragilizado por inconciliáveis conflitos internos, tendo o próprio ex-governador de um lado e o hoje senador Roberto Rocha de outro, somando-se ainda o deputado estadual Bira do Pindaré no epicentro e em guerra aberta contra o segundo. O PSB do Maranhão hoje está dividido em relação ao governador Flávio Dino, que tem José Reinaldo e Bira do Pindaré como aliados, Roberto Rocha como adversário e a deputada federal Luana Alves – que assumiu na vaga aberta com a morte do ex-governador e deputado federal João Castelo – distante do Palácio dos Leões. Os 13 prefeitos que elegeu no ano passado, entre eles Luciano Leitoa (Timon), que oficialmente preside o partido, não formam um corpo partidário sólido, o que faz do PSB maranhenses um partido desfigurado e sem identidade.
Se, de fato, o PSB vier a ser comandado pelo ex-ministro, ex-governador e atual deputado federal José Reinaldo, o partido terá, finalmente, uma identidade, uma linha de ação, que lhe permitirá ampliar o seu espaço na política do Maranhão. Político refreado enquanto pertenceu ao PMDB e ao Grupo Sarney, onde foi inibido pelo domínio absoluto e avassalador de Roseana Sarney, José Reinaldo se agigantou, mostrando coragem pessoal e personalidade política quando rompeu com o grupo em 2003 e comandou o movimento que resultou na histórica eleição de Jackson Lago em 2006. Foi também decisivo no movimento que levou Flávio Dino ao poder em 2014. Dentro do PSB, porém, José Reinaldo sofreu vários entraves e travou embates. Vinha examinando a possibilidade de deixar o partido para ingressar no PSDB, mas decidiu permanecer onde está depois de obter na direção nacional a garantia de que terá o controle do partido no Maranhão, o que será facilitado pela provável migração do senador Roberto Rocha para o PSDB.
Fundado no início dos anos 80 por um grupo formado por Guilherme Freire, Valdelino Cécio, Rossini Corrêa, entre outros – o autor da Coluna assinou o livro de fundação do partido -, o PSB bolou de mão e mão, foi meio de ação de figuras exponenciais da esquerda maranhense, como José Carlos Sabóia, foi “assaltado” por oportunistas e chegou ao extremo de ser comandado pelo “neosocialista” Ricardo Murad, que o usou para fazer de conta que estava rompido com o Grupo Sarney, mas passou-o em frente quando voltou aos braços da locomotiva sarneysista se acomodando no PMDB. O PSB viveu um período de relativa paz sob o comando do respeitado advogado José Antonio Almeida, mas voltou aos conflitos quando o então deputado federal Roberto Rocha promoveu um racha, ficando com o controle do partido em São Luís, ficando José Reinaldo e José Antônio controlando o Diretório estadual, vivendo as duas alas em conflito permanente.
Candidato assumido e irreversível a senador, projeto que foi atropelado duas vezes (2010 e 2014) por divergências dentro do partido, José Reinaldo Tavares reúne todas as condições de transformar o PSB num partido forte, com a participação dos deputados estaduais Bira do Pindaré, Edson Araújo e Rogério Cafeteira – que está com um pé no PDT. O ex-governador poderá reforçar a agremiação com o vice-governador Carlos Brandão, caso ele deixe o PSDB, o que fatalmente acontecerá se a direção nacional decidir entregar o comando do ninho dos tucanos maranhenses ao ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, como, ao que tudo indica, está sendo desenhado em Brasília.
O fato é que uma mudança de orientação no PSB poderá soltar as amarras do partido e animar o quadro pré-eleitoral do Maranhão. Político de peso e focado num projeto para o qual dispõe das credenciais necessárias, José Reinaldo poderá levar o PSB a um patamar elevado nas eleições do ano que vem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem