Lourival Souza: Tristeza recorrente




Mais uma semana marcada pelo registro de grave acidente que ceifa vidas e causa comoção na sociedade.

O fato novamente acontece: um veículo avança um cruzamento, o condutor supostamente a conduzir embriagado choca seu veículo com outro e temos mais uma família a chorar a dor da perda de entes queridos.




Infelizmente esse é apenas um dos inúmeros relatos de acidentes fatais no país. Em Santa Catarina, um dos principais jornais do Estado aponta que no final de semana oito mortes foram registradas em rodovias. Sete das oito vítimas fatais tinham menos de 25 anos.

Ao longo dos anos o Brasil tem se acostumado com acidentes de trânsito, tem visto isso como algo normal, uma consequência dos desígnios divinos, quando em muitos dos casos os acidentes e suas mortes e feridos graves poderiam ser evitados.


Seria ideal que nossa sociedade, da mesma forma que se mostra indignada com as ações de fiscalização que resultam na tal “indústria da multa”, a qual comprovadamente não existe, assim ficasse com os acidentes que ocorrem a todo o momento, e que a cada quinze minutos mata uma pessoa e a cada minuto deixa uma pessoa permanentemente sequelada.


Os números de mortos e feridos no nosso trânsito são excessivos, superiores a muitas guerras e apesar disso alguns governos, empresas e sociedade ainda não se deram conta da importância de reverter esse quadro para a preservação da vida e também para redução de despesas e melhoria da saúde pública.


A insistência com que tratamos desse assunto, de apresentar os dados é necessária para que possamos um dia minimizar os riscos e quem sabe mudar a cultura, o comportamento de nossa sociedade que fica consternada com eventos pontuais que ceifam vidas, mas que no dia a dia, não se importa em conduzir e manusear o celular, exceder os limites de velocidade, avançar o sinal vermelho.


Para o bem de todos, é preciso consciência de cada um, afinal de contas, no trânsito todos podemos nos tornar vítimas a qualquer momento. As 38.651 vítimas fatais de 2015 ratificam tal argumento. Fonte: www.onsv.org.br


A BAHIA SAI NA FRENTE E VAI TRATAR O ACIDENTE DE TRÂNSITO COM A DEVIDA IMPORTÂNCIA: DOENÇA DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA




A dimensão alcançada pelo número de pessoas vitimadas no trânsito, mortos ou incapacitados, levou o governo da Bahia a inaugurar no Brasil políticas assertivas de combate aos infortúnios de trânsito, doença de tamanha agressividade que hoje é responsável pela ocupação de cerca de 70% dos leitos hospitalares destinados a cuidados intensivos. Vítimas no mais das vezes em estado grave, politraumatizados e que demandam a ocupação dos leitos por tempo consideravelmente maior.

Alguns meses depois de receber os Drs. Antônio Meira e José Montal, diretores da Abramet, e mobilizar o staff do gabinete da Secretaria e a sua própria atenção para o tema da sinistralidade viária que lhe foi apresentado, que seria o mote do evento da Abramet a se realizar em Costa do Sauípe, a Secretaria da Saúde (SESAB), comandada pelo Cardiologista Dr. Fábio Vilas Boas, praticamente deu condições de viabilidade ao XII Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, apoiando de modo efetivo a sua realização em setembro último.


Nesse tempo a SESAB criou o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, cujo escopo reflete o grau de comprometimento do governo da Bahia com a causa da preservação da vida.

A Abramet acredita que a BAHIA será o centro brasileiro de boas práticas no trânsito, modelo a ser implantado nos demais estados da Federação e com grande potencial de tirar o Brasil da vergonhosa posição em que se encontra no ranking mundial, qual seja, a de 4º maior produtor de vítimas de acidentes fatais no trânsito. Fonte: http://www.abramet.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 42. Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança.


Art. 44. Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

Por Lourival Souza

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