Empresa de Bacabal expõe caldo de cana em evento internacional do setor de alimentos, bebidas e hotelaria que acontece até hoje em São Paulo.

Assessoria Imprensa Sebrae Maranhão

Os irmãos Eduardo Conceição e Marcelo Almeida Júnior representam a BioCana Brasil no SIRHA, mostrando o caldo de cana natural envazado no espaço do Sebrae.
Quem diria que o hábito de criança, de tomar um refrescante caldo de cana quando saia da escola, se transformaria em um negócio rentável que estaria sendo exposto hoje na terceira edição do Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (Sirha), para um público de mais de 15 mil pessoas? Essa é a história de sucesso do empresário Marcelo Almeida Conceição, o Marcelo Sergipano como é conhecido em Bacabal (MA), que resolveu trocar a pecuária leiteira por uma fábrica de caldo de cana - a BioCana Brasil, aproveitando a plantação que, anteriormente, alimentava o gado.

Tendo como principal carro chefe da empresa o caldo de cana envazado em copinho, Marcelo Sergipano conta que o seu início na atividade industrial foi de muitas tentativas frustradas, usando até a cozinha da própria casa como 'laboratório' para as persistentes pesquisas a fim de solucionar o mistério de como envazar o produto natural sem a perda de seus nutrientes e qual o melhor tempo de validade - a garapa de cana é rica em minerais, principalmente ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio; vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A; carboidratos (sacarose, glicose, frutose, amido), proteína e ácidos graxo.



O jovem empresário Eduardo Conceição realizando prospecção de novos mercados para a BioCana Brasil.

O processo para abrir a empresa começou em 2010, com o registro da marca, os constantes testes caseiros de durabilidade do produto envazado até a construção da fábrica, que se mostrou grande obstáculo por não existir nenhuma planta fabril específica para esse tipo de produto tão único e exclusivo.

"Montamos a fábrica do zero, com maquinários inventados, reinventados e adaptados para as necessidades do produto, trazendo mão de obra do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Depois de todas as dificuldades com mão de obra e mais ajustes, no início de 2017 o produto saiu da fábrica em escala industrial", conta o empresário que optou por fazer a sua matriz piloto em na cidade de Bacabal e, tendo rápida aceitação no mercado, expandiu os negócios para a capital São Luís e outras cidades maranhenses.



Empresários maranhenses que foram para o SIRHA, em São Paulo, com o gestor de acesso a mercado do Sebrae estadual, Saulo Aires.

Rapidamente o caldo de cana da BioCana Brasil ganhou novos estados, como Piauí, Ceará e Paraíba, sempre com foco nas capitais. A meta para este ano é chegar aos estados do Pará e Rio Grande do Norte. "Com pouco mais de um ano de empresa, agora em 2018 já estamos pensando em lançar no mercado mais dois produtos, que farão parte da linha BioSuco", revela Marcelo Sergipano que conta com o apoio da esposa Simone e dos filhos Marcelo Júnior e Eduardo.

PRIMEIRO CONTATO COM O SEBRAE
O primeiro contato da BioCana Brasil com o Sebrae se deu no ano passado, quando o empresário recebereu um convite para uma rodada de negócio, no segundo semestre em Fortaleza-CE. "Participar desse evento de mercado foi uma excelente oportunidade para alavancar a nossa empresa e onde tivemos uma visão mais ampla que a BioCana poderia alçar grandes voos", lembra destaca Marcelo Almeida.

"Ter uma assessoria como a do Sebrae, principalmente na área de mercado, é muito importante. Agora, sendo participantes do Programa Comércio Brasil nossa marca ganha mais visibilidade com a parceria. Aqui no Sirha, aproveitamos para expor o produto, fazer contatos, prospectar negócios. Sempre é muito interessante estar nos eventos “, disse.

O SIRHA
A 3ª edição do Sirha reúne expositores, marcas e profissionais de toda cadeia produtiva do negócio de Alimentos, Bebidas e Hotelaria, como chefs, confeiteiros e padeiros; donos de restaurantes, bares e hotéis; diretores de compras; além de associações e escolas de culinária e hotelaria de todo País. O salão internacional foi aberto na última quarta-feira, 14 e segue até hoje, 16, no São Paulo Expo, na capital paulista, mantendo a previsão de público de 15 mil pessoas para os três dias.

O Espaço Terroir, idealizado pelo Sebrae para apresentar os produtos de empresas brasileiras no evento internacional de foodservice.

São mais de 250 marcas brasileiras e internacionais expostas no evento e realizando negócios no evento. Do Maranhão, além da BioCana Brasil, a Cachaça Capotira (de Vargem Grande) e a ludovicense Geleias Regionais Sabor da Ilha são expositoras no Espaço Terroir, projetado pelo Sebrae especialmente para as 63 empresas expositoras o SIRHA.

"É inegável o benefício da participação de nossas empresas em um prestigiado evento de mercado como o SIRHA, onde o empresário tem a possibilidade de observar para onde está caminhando o foodservice no mundo e refletir sobre o precisa fazer em sua empresa para não ficar de fora, perdendo mercado para a concorrência. Por outro lado, eles também analisam como avançaram e como a inovação e a tecnologia, ou mesmo os processos de gestão, colocam o seu empreendimento em níveis mais elevados que outros. No seu papel de viabilizar o acesso ao mercado aos pequenos negócios, o Sebrae sempre convida os empresários para feiras, salões, encontros e outros eventos que lhes possibilite mais conhecimento e prospecção de negócios",, ressalta o diretor técnico da instituição no Maranhão, Antônio Garcês.

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