Tribuna da câmara municipal de Bacabal muda de nome. Sai o vereador Zé Vieira, entra o vereador Zé Borges.

O vereador Zé Borges...
Obedecendo  que determina a Lei Federal nº 6.454, de 24 de outubro de 1977 e o Decreto Lei Estadual nº 31.469, de 4 de janeiro de 2016, a câmara municipal de redenominou, na sessão ordinária que aconteceu ontem, 09 de maio, o seu parlatório, que até se chamava Tribuna Vereador Zé Vieira, para Tribuna Vereador Zé Borges.

A iniciativa coube ao vereador Serafim Reis (MDB), líder da oposição, autor do Projeto de Decreto Legislativo, que agora será promulgado pelo vereador Edvan Brandão (PSC), presidente da Mesa Diretora da Casa.

Votaram contra a proposição de Serafim Reis os vereadores Dr. Lula (PHS), César Brito (PPS), Erivelto Martins (PRB), Irmão Leal (MDB) e Alberto Sobrinho (PRP), todos integrantes da bancada da situação.

Contudo, o vereador Jefferson Santos (PC do B), também integrante da bancada que dá apoio ao prefeito interino José Vieira Lins, que teve o seu nome retirado da tribuna, votou a favor da mudança explicando que seguia apenas o ditame da Lei, que José Borges e José Vieira eram grandes amigos, lamentando, apenas, que o o vereador Serafim Reis tenha deixado de frisar na justificativa do seu projeto que o ex-vereador José Borges era reconhecido como um dos mais ilustres torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro, inclusive pela diretoria do clube alvinegro. 


...aqui sendo homenageado por seu clube de coração no Correão...

...ao lado da esposa Ana Seguins...
Justificativa
O Vereador Manoel Serafim Reis justificou a sua proposição argumentado que proponha a redenominação da Tribuna da Câmara Municipal de Bacabal para Vereador Zé Borges, por entender que está singela, mas justíssima homenagem é o mínimo que Poder Legislativo poderia fazer no sentido de reconhecer o mérito daquele que sabiamente desempenhou o seu papel na sociedade bacabalense, de modo particular no meio político, e em reconhecimento ao serviço prestado quando do seu exercício quando vereador desta Casa, considerando ainda os eloquentes discursos proferidos desta Tribuna, em defesa e a favor do povo desta terra.

Argumentou também que "considero merecida a denominação de Tribuna Vereador Zé Borges ao púlpito de onde os parlamentares e autoridades que o usam manifestam sua representatividade a todos. Quero de tal forma manifestar gratidão por seu trabalho e fazer cumprir o que determina a Lei Federal nº 6.454, de 24 de outubro de 1977 e o Decreto Lei Estadual nº 31.469, de 4 de janeiro de 2016. Ademais, José de Ribamar Morais Matos nasceu no dia 15/11/1926 em Bacabal -MA , filho de Francisco Borges Morais Matos e Teodora Morais Matos ; Casou-se com Ana Seguins e tiveram 9 filhos. Zé Borges foi funcionário do Fórum da Comarca de Bacabal por vários anos, aonde exercia o cargo de Oficial de Justiça. Exerceu o cargo de vereador na câmara municipal de Bacabal no período de 1983 a 1988."



... e durante sua posse no Clube Vanguard, ladeado pelos colegas Manoel Neres, Elias Rosa e Benedito Guimarães.
Acrescentou que "José Borges trabalhou na prefeitura de Bacabal no período de 1996 a 2005, a convite do então vereador, amigo e depois prefeito, José Vieira, a quem aqui por força da Lei substitui nesta proposta e que em fevereiro de 2011, já acometido pelo mal de Parkinson, adquiriu uma pneumonia e veio a falecer no dia 05/02 deixando sua esposa, 9 filhos, 11 netos, e 3 bisnetos e todo um legado na história de nossa cidade que só quem o conheceu saberá descrever. Hoje jaz embaixo do pé de Axixá que ele tanto falava que caia as folhas."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem